Cinema ao ar livre - Sessões sob o céu estrelado
Cinema na Esplanada
Na Cinemateca, as projeções da nova temporada do Cinema na Esplanada, algumas em 35 mm, acontecem em julho e agosto e há 100 lugares para ocupar, com a possibilidade de se poder jantar. São cerca de 30 filmes, da Hollywood dos anos 30 até à produção cinematográfica das últimas décadas. Nesta sexta, 5, antecipa-se o DocLisboa’24 com ¿Cómo Ves?, de Paul Leduc, e no sábado, 6, passam Rosemary’s Baby, de Roman Polanski. Entre os destaques, está Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora (23 jul) ou a célebre colaboração entre Cuba e URSS, Soy Cuba, de Kalatozov (26 jul).
Cine Society ruma ao Ritz
É com o clássico Boneca de Luxo, de Blake Edwards e com Audrey Hepburn, que se iniciam na sexta, 12, as sessões de cinema ao ar livre no terraço do hotel Ritz. Entre julho e agosto, há mais três filmes para ver a partir das 21h – The Grand Budapest Hotel (19 jul), La La Land: Melodia de Amor (26 jul) e Meia-Noite em Paris (2 ago) –, fruto da parceria com a Cine Society. Desde 2017 que Chris Wood e Phil Ilic repetem, todos os verões, estas experiências cinematográficas imersivas no exterior, com os espectadores munidos de auscultadores, evitando distrações, assim como o ruído para quem não participa. Até outubro, a Cine Society exibe filmes no Carmo Rooftop e, novidade desta edição, na Doca da Marinha. Mas voltemos ao Ritz, onde haverá um menu exclusivo, com smash burgers, baos de camarão, hambúrgueres vegetarianos e pipocas, para acompanhar os filmes. O Ritz Pool Bar oferece uma bebida de boas-vindas, entre as 18h e o início da sessão.
CineConchas
Um dos primeiros ciclos de cinema ao ar livre a aparecer na cidade está de regresso ao lugar de sempre, a Quinta das Conchas, no Lumiar, parque de 24 hectares que desde 2008 lhe serve de sala. Organizado pelo Centro Social da Musgueira em parceria com a EGEAC, tem sessões gratuitas para toda a família. Este ano, acontecem três vezes por semana (qui-sáb), até 13 de julho. Nesta quinta, 4, exibe-se Eu, Capitão, do realizador italiano Matteo Garrone, uma história de dois primos senegaleses que resolvem deixar a família em Dacar e tentar a sorte na Europa, na sexta, 5, é a vez de Anatomia de uma Queda, um drama familiar realizado por Justine Triet, e no sábado, 6, Profissão: Perigo, de David Leitch.
Black Cat Cinema
Dizermos que a novidade de 2024 da Black Cat Cinema são as atuações musicais antes de cada sessão é reforçar o espírito de diversão e convívio deste ciclo de cinema, em que também se come e bebe, e que se distingue pelos lugares onde acontece. Nos meses de julho e setembro, passa pelo Palácio do Grilo, onde serão exibidos seis filmes – a primeira sessão, neste domingo, 7, terá Pobres Criaturas com Emma Stone. Nos dias 28 e 29, ocupa os claustros da Igreja da Graça, com Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos e o clássico Férias em Roma, de William Wiler, e marca encontro no terraço do IDB Rooftop para ver West Side Story, no dia 16, e Romeu e Julieta, de Baz Luhrmann, a 10 de setembro.